CARDÁPIOS

Oferecemos diversas possibilidades de serviços de buffet - a partir de R$ 40,00 por pessoa - e uma delas atenderá seu evento!

Entre em contato pelos telefones: (81) 3102.9999 - (vivo) 8894.7987 ou , se preferir, nos envie um e-mail: contato@palatinoeventos.com.br









quinta-feira, 19 de maio de 2011

ASSESSORIA, PARA QUÊ?


Em minhas pesquisas encontrei essa matéria de Fernanda Floret sobre assessoria e concordo PLENAMENTE com suas afirmações. Acompanhe, o assunto é de extrema importância!
[...]
Para quem quer ser assessora: você será como o mestre numa orquestra, ou seja, precisa entender de tudo um pouco além de ter o respeito de todos que irá reger! Vá fazer cursos, o Senac mesmo tem um monte na categoria eventos. Vá aprender um pouco sobre decoração e iluminação para saber interagir com esses profissionais, e não só reclamar quando algo dá errado. Tenha noções de técnicas de negociação, porque você vai precisar negociar muito com fornecedores e clientes. Prepare seu lado de psicóloga, porque você vai precisar lidar com stress e saia-justa entre famílias. Tenha conhecimento básico de planilhas para ajudar os noivos nos controles e pagamentos. Tenha uma boa rede de fornecedores para poder indicar de acordo com o perfil da festa. E principalmente, tenha experiência, e isso não se ganha do dia para noite. Vá trabalhar como estagiária de eventos numa empresa, ou ser assistente de alguma assessora já experiente, ou mesmo trabalhar num buffet ou empresa de decoração. Para que tudo isso? Simplesmente porque numa festa de casamento tudo tem que ser perfeito naquele dia, sem margens para erro. E imprevistos acontecem. Para resolver estes imprevistos e saber reger com competência todos os outros fornecedores, você vai precisar ter muito jogo de cintura, uma boa rede de contatos, ser pró ativa e muito mais do que você imagina. (grifo nosso).
Eu vou a muitos casamentos e cansei de ver assessoras que mais parecem enfeites reclamantes de tudo o que os outros fornecedores fizeram de errado.
Para as noivas: eu sempre digo que o principal é ter afinidade com a assessora que você vá contratar, afinal ela será sua fada madrinha resolvendo e realizando tudo pra você. Mas não se esqueça de pedir referências, de verificar a experiência desta pessoa/ empresa, de saber a opinião de fornecedores sobre o trabalho dela e assim por diante. Abrir uma empresa ou escrever um blog qualquer um pode fazer, mas cadê a credibilidade dessa pessoa? É isso que vocês precisam pesquisar! Uma boa dica, se você quiser assessora apenas para o dia, é pedir indicações para o buffet ou para o fotógrafo que você já contratou. Normalmente eles conhecem muita gente e sabem quem trabalha bem ou não.

Fada Madrinha

Já ouvi histórias do bolo que não foi entregue no casamento… do bouquet que não chegou a tempo na cerimônia… quem resolve esses e outros mil imprevistos durante a organização do casamento e principalmente no grande dia? A assessoria de casamento, ou cerimonial (ou na minha opnião, fada madrinha profissional).
Eu acho assessoria de casamento indispensável, fundamental.
Por mais que você seja detalhista e esteja cuidando de cada vírgula, há detalhes que só uma profissional tem a experiência para te ajudar. E no grande dia, você estará “nas nuvens”, curtindo a festa, não pode perder seu tempo cuidando do andamento da festa. E também não é justo deixar sua mãe ou melhor amiga com essa tarefa, afinal elas também vão querer curtir a festa.
O que uma assessoria faz por você? (considerando que você não precisou de ajuda para contratar os fornecedores)
- confirmar na semana anterior com todos os fornecedores os detalhes da festa e horário que cada um deverá chegar;

- montar o cronograma do evento;

- check list completo com os noivos sobre tudo que esperam da festa, como por exemplo, se vai querer jogar o buquê verdadeiro ou não, quem vai levar levar as bebidas que sobrarem, etc, etc, etc;

- Acompanhar a montagem da festa (hora em que todos os imprevistos do mundo acontecem);

- Verificar se tudo contratado pelos noivos foi seguido;

- Colocar a florzinha na lapela do noivo e padrinhos;

- Organizar a cerimônia, ou seja, ordem de entrada e posição de cada um;

- Acompanhar durante a festa se o cronograma está sendo seguido (hora certa de começar o jantar, por exemplo);

- Comandar todos os protocolos, como hora da valsa, hora de cortar o bolo, das fotos, etc;

- Saber o melhor momento de distribuir os brindes na pista, a hora certa de jogar o bouquet, de montar a mesa do café…;

- Guardar a certidão de casamento para os noivos;

- Fazer a contagem no final da festa das bebidas que sobraram, doces, lembrancinhas e encaminhar para o carro da mãe da noiva (ou outro determinado).

Além de ser a assessora que provavelmente irá tirar seu véu, retocar seu batom, te ensinar a posição certa de carregar o bouquet, enfim, sua fada madrinha mesmo.

Isso são coisas que não dá pra você fazer durante a festa. Pense bem, contratar uma assessora é um investimento para assegurar que sua festa será perfeita.

E olha que citei só algumas coisas, uma assessoria pode fazer muito mais, quem decide é você. Pode te indicar fornecedores, negociar contratos, fazer planilha de custo, te acompanhar na prova do vestido, etc, etc…

Como em todas as profissões, existem excelentes profissionais cheias de experiência no mercado, e existe as picaretas também. Peça referências e vá conhecer pelo menos três! Contrate a que você tiver mais afinidade!

E você, vai contratar uma fada madrinha/ assessora de casamento? Em Recife encontramos excelentes empresas de cerimonial como por exemplo: Magistral, Gisele Carneiro, Dani Oliveira, Unique, Criativas.

2 comentários:

Zé Teodoro disse...

Adorei o espaço, tudo lindo e bem apresentável. Concerteza, todas as festas são lindas e encatadoras.
Parabéns pelo sucesso!

Unknown disse...

Michelle, assino embaixo de tudo que vocÊ disse!
Precisamos acabar com "amadorismo", os clientes precisam enxergar que preço e qualidade, andam juntos. Não que o barato seja ruim, mas, um profissional de qualidade cobra o preço do que investiu para chegar onde chegou. Não se faz nome do nada. Investir em cursos, materiais de qualidade...
Quem quer entrar nesta área (que amo de paixão), deve se qualificar, procurar outros profissionais da área de interese, ver a história deles e se espelhar, não copiar (vale ressaltar).
Estou a disposição para quaisquer esclarecimentos!
Meirylande - Magistral Eventos